10 técnicas de SEO para melhorar o ranque do seu site

  • 14 de junho de 2022
  • bizideias

Melhorar o ranqueamento de sites é o desejo de várias empresas. Não é para menos, afinal, contribui positivamente com os resultados, ajudando a aumentar o tráfego, a dar visibilidade para a marca e seu produto, bem como a atrair mais oportunidades de negócio.

Para quem busca melhorar o posicionamento orgânico de um site, certamente já ouviu e leu muito sobre o termo SEO (search engine optimization), que numa tradução simples para o português significa “otimização para os motores de busca”.

Apesar de ser um mercado com um número limitado de bons profissionais, existem diversas técnicas de SEO e ferramentas adoradas por uns, mas odiadas por outros (e vice-versa).

Aqui na agência Biz Ideias já trabalhamos na aplicação de diversas técnicas ao longo de mais de 10 anos de experiência com otimização SEO, afinal, as “regras do jogo” estão em constante mudança e precisamos estar atentos ao que funciona “mais e menos” no esforço de marketing necessário para posicionar bem um site no ranking orgânico.

A seguir, apresentamos 10 técnicas de SEO para sua empresa adotar com foco na melhora do ranqueamento em motores de busca. Descubra quais são e aproveite para colocá-las em prática!

O que são técnicas de SEO?

A princípio, faz a diferença saber o que são técnicas de SEO, especificamente. Trata-se de um conjunto de estratégias que são aplicadas a um site para otimizá-lo para motores de busca, possibilitando que sejam encontrados com maior facilidade.

Tais técnicas, quando bem aplicadas, possibilitam que o site conquiste um bom ranqueamento em páginas de resultado de busca de plataformas como o Google, aparecendo entre os primeiros resultados.

O melhor? Tudo isso de maneira orgânica, ou seja, sem pagar anúncios, somente realizando ajustes e otimizações que facilitarão a indexação do site, melhorando seu ranqueamento.

Por que ter um melhor posicionamento de site é importante?

Afinal, por que ter um melhor posicionamento de site é importante para empresa? Simples: de acordo com o Google, os usuários da plataforma costumam clicar nos primeiros links da página de resultados de pesquisa. Pouquíssimos chegam à segunda página de resultados.

Portanto, se seu site tiver um bom ranqueamento é possível atrair maior visibilidade para a marca e seu produto, aumentar o tráfego no site, captar mais leads e gerar mais oportunidades de negócio. Aplicar técnicas de SEO é um diferencial para a empresa se destacar no universo online, com chance de maximizar resultados e mais possibilidade de crescimento.

10 técnicas de SEO para posicionar o seu site

Agora que você já sabe o porquê otimizar e ter um bom ranqueamento, chegou o momento de conhecer as melhores técnicas de SEO que sua empresa pode aplicar. Inicialmente, é importante esclarecer que há dois grandes grupos de otimização, o SEO on-page e o SEO off-page.

O SEO on-page tem técnicas de otimização aplicadas na página, no seu conteúdo, de modo a melhorar a experiência do usuário. Já o SEO off-page baseia-se no link building para ganho de autoridade.

Uma das coisas que sempre acreditamos é que as otimizações on-page relacionadas à conteúdo representam muito para o sucesso de um projeto de SEO. Obviamente que sozinhas elas não chegam no melhor resultado, mas certamente são cruciais para uma estratégia de sucesso.

Compartilhamos no vídeo abaixo 4 técnicas de SEO fundamentais para posicionar bem um site no ranking orgânico.

Auditoria de conteúdo

Trata-se de uma das principais técnicas para posicionar um site no Google. Neste caso, é importante saber quais são as páginas mais “fortes” do seu site, quais recebem mais backlinks e geram conversões.

Com essa visão estratégica, será possível entender quais páginas estão bem otimizadas, quais precisam melhorar e quais devem ser consolidadas. Assim, é possível delimitar o trabalho de otimização, podendo direcionar melhor seus esforços para gerar os resultados esperados.

E como realizar uma auditoria de conteúdo? Trata-se de um trabalho feito em diversas etapas, abrangendo a definição de objetivos, inventário de conteúdo, coleta e análise de dados, otimização do conteúdo, entre outras.

Pesquisa e uso de palavra-chave

Recomenda-se que mapeie suas personas e a jornada de compra de cada uma delas, o que ajudará a pesquisar palavras-chave mais precisas. Além disso, contribuirá para a produção de conteúdo, conseguindo direcioná-lo melhor e ter mais assertividade nas ações.

Canibalização de palavras-chave (keyword cannibalization)

O canibalismo de palavras-chave consiste na publicação de dois ou mais conteúdos com foco na mesma keyword. Isto faz com que as próprias páginas do site disputem resultados de pesquisa entre si.

Cuidar para que várias páginas de um mesmo domínio não concorram para a mesma palavra-chave é uma dica importante de otimização SEO, redirecionando o tráfego. Uma boa definição de ‘palavra-chave x URL’ no início do projeto fará com que não haja essa canibalização.

Mas caso seja necessário, é possível fazer uma análise posterior para identificar esses problemas e corrigi-los. Uma das grandes vantagens desse controle é fazer com que o usuário seja sempre direcionado para a melhor URL possível dentro de um site, de acordo com a palavra-chave utilizada no momento da busca – isso melhora a experiência do usuário e tende a aumentar as conversões!

Leia também: URL amigável: o que é e por que é importante

Palavras-chave de “ganho rápido” (quick win keywords)

Esta estratégia visa focar em palavras-chave que já estejam mais perto do “top 5” e que tenham um volume de busca considerável, afinal, é muito mais fácil subir palavras que já estejam melhor posicionadas do que “gastar tempo” tentando tirar algumas do limbo.

CTR na SERP

Estar atento aos dados de CTR é tão importante quanto o posicionamento em si, afinal, de nada adianta um site bem ranqueado que não recebe cliques, visitantes e leads. Algumas boas práticas que podem ajudar a melhorar a CTR são: título otimizado, descrição envolvente e com call to action, rich snippets, etc.

Conteúdo otimizado

Ter um conteúdo original, relevante e otimizado é um dos principais fatores de classificação e ranqueamento no Google. Portanto, dê uma atenção especial a ele. A otimização envolve a pesquisa e uso de palavras-chave em todo o conteúdo, URL, meta descrição, tamanho do conteúdo, entre outros.

O ideal é que otimize o conteúdo que seu site já possui e que crie conteúdo para palavras-chave que ainda não aparecem nas páginas, conseguindo ampliar a chance de atrair mais usuários.

Escaneabilidade

A escaneabilidade é uma das principais técnicas de SEO para produção de texto. Sua finalidade é deixar o conteúdo mais amigável ao usuário, com uma leitura dinâmica.

Essa técnica reduz a possibilidade de o usuário abandonar a página por não encontrar o que precisa e melhora sua experiência. Como resultado, aumenta-se a chance de conseguir um melhor posicionamento em páginas de resultado.

Cadastre seu site em plataformas do Google

Há plataformas do Google que possibilitam o cadastro gratuito de seu site e oferecem vantagens especiais. Uma delas é o Google Search Console, no qual é possível monitorar a presença de seu site em resultados de busca. O cadastro ajuda a otimizar o desempenho, contribuindo para que atinja um melhor resultado.

Outro serviço é o Google Meu Negócio, que é uma ferramenta que ajuda a captar clientes em potencial, dando-lhes rápido acesso a informações sobre sua empresa. Essa funcionalidade é ainda mais importante se seu negócio for local, ajudando com que sua empresa seja notada.

Otimização de imagens

Motores de busca não são capazes de compreender o que uma imagem diz, mas você pode ajudar com a otimização de imagem para SEO. Esta técnica consiste em fornecer dados em texto sobre a imagem.

É simples executá-la: basta criar o texto alternativo (tag alt), nome do arquivo, legenda e URL da imagem de forma otimizada, trabalhando com palavras-chave que tenham a ver com o conteúdo em que ela aparece.

Linking building

A técnica de link building faz com que seu site e suas páginas ganhem autoridade, que é um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Mas o que é link buiding?

Trata-se de uma técnica que tem como foco construir uma rede de links de qualidade que apontem e direcionem para sua página. São os chamados backlinks, que conferem e fortalecem sua autoridade.

O algoritmo do Google entende que quanto mais backlinks de qualidade a sua página tiver, mais relevante ela é para o usuário. Como resultado, há uma melhora no seu ranqueamento, com um posicionamento de destaque.

Existem diferentes estratégias para gerar links, como a de guest posts (produção de conteúdo como convidado em outros blogs), menções à marca, monitoramento e correção de links quebrados, entrevistas com especialistas e trabalho com assessoria de imprensa.

Além dessas técnicas, existem inúmeras outras que fazem parte do conjunto aplicado a um projeto de SEO, como a criação de conteúdo para blogs e landing pages, CRO (otimização de conversão), etc.

Se o seu site precisa de um bom trabalho de SEO para conquistar melhor posicionamento, venha conversar com a gente. Temos diversos casos de sucesso e profissionais experts em otimização prontos para lhe ajudar!

Conheça a Biz Ideias

Biz Ideias atua como agência de marketing digital especializada em SEO em Belo Horizonte. Oferecemos gerenciamento de links patrocinados, desenvolvimento de sites, gestão de blog, gestão de redes sociais, identidade visual e todo auxílio no que diz respeito às estratégias de Marketing Digital.

Entre em contato com a equipe da Biz através do WhatsApp.

Conheça a Biz Ideias

Biz Ideias atua como agência de marketing digital especializada em SEO em Belo Horizonte. Oferecemos gerenciamento de links patrocinados, desenvolvimento de sites, gestão de blog, gestão de redes sociais, identidade visual e todo auxílio no que diz respeito às estratégias de Marketing Digital.

Entre em contato com a equipe da Biz através do WhatsApp.

WhatsApp
Precisa de ajuda?