Sabemos como a geração de leads e a otimização de sites com foco em conversão fazem diferença nos resultados de crescimento de uma empresa.
Nós mesmos aqui na Biz crescemos aplicando essas estratégias e contando com o auxílio de algumas ferramentas importantes ao longo do caminho.
Se esse também é um objetivo para o seu negócio, vai gostar deste conteúdo que preparamos!
Reunimos aqui alguns dos melhores plugins WordPress para essas finalidades.
Confira todas as dicas e comece a colher os resultados agora mesmo.
Como otimizar o seu site para gerar mais leads?
CRO ou Conversion Rate Optimization é a estratégia para a otimização da taxa de conversão.
Se você quer melhorar as taxas da sua marca deve prestar atenção ao CRO, que propõe utilizar a estrutura já existente, incrementando-a e ajustando-a para melhorar as taxas de conversão, aumentar os resultados e, consequentemente, as vendas.
Você pode explorar ações de CRO ao melhorar a relevância, facilidade e clareza das suas páginas do site e Landing Pages, ao deixar claro a proposta de valor da sua marca, ao melhorar os textos, ao deixar as páginas com carregamento mais rápido…
São muitas as opções que podem ser exploradas.
Para isso, também é possível contar com algumas ferramentas em formato de plugins, principalmente se seu site é configurado em WordPress.
Melhores plugins do WordPress para Geração de Leads
Existem diversos plugins desenvolvidos para WordPress, com infinitas possibilidades de uso.
Entre eles, existem aqueles pensados para a captação de leads, nutrição de contatos e otimização de sites.
É nesses que iremos focar no artigo de hoje.
1. Mailchimp
O MailChimp talvez seja uma das plataformas mais conhecidas quando falamos em automação de marketing e disparo de e-mails.
Através dele é possível criar e gerenciar campanhas de e-mails, além de criar Landing Pages e outros formulários de captação de leads, como pop-ups para o seu site.
A integração com sites que utilizam WordPress é bastante simples e a ferramenta é de fácil utilização, pois traz diversas opções de templates que auxiliam as montagens.
Apesar disso, só é possível contar com opções de formulários estáticos para a captação dos contatos, que são menos atrativos e que podem acabar prejudicando a experiência do visitante e reduzindo a chance de conversão.
2. Contact Form 7
O Contact Form 7, como o próprio nome sugere, é um plugin WordPress específico para disponibilizar formulários de contato em sites.
Através dele você também pode enviar e-mails para esses contatos armazenados.
O plugin perde em termos de análise de dados e por contar com menos funcionalidades do que as oferecidas por outras opções.
Isso dificulta o acompanhamento da evolução de cada lead através do funil de vendas e a qualificação desses contatos para compra.
Também pode ser um pouco difícil obter suporte caso você precise de ajuda para configurar o plugin.
Por outro lado, a ferramenta é 100% gratuita.
3. WPForms
WPForms permite que você crie em seu site formulários com visual personalizável e com diferentes funções: contato, feedback, inscrições, pagamento e outros tipos.
Também é possível criar fluxos de e-mails atrelados a esses formulários.
A desvantagem fica por conta dos formulários terem baixa conversão e não serem tão atrativos.
Lembre-se: as pessoas só vão preencher seus dados em um formulário estático e ficar esperando pelo retorno quando estiverem convencidas de que o benefício realmente vale a pena.
4. OptinMonster
Focado na criação e monitoramento de formulários e pop-ups para conversão de leads no site, o OptinMonster é um plugin que permite também o gerenciamento diretamente pelo dashboard do WordPress.
A desvantagem desse tipo de gancho de conversão é que muitas vezes fica difícil conseguir informações relevantes sobre a qualificação daquele lead, uma vez que o formato pop-up funciona melhor quando pede poucos dados.
Também não existem muitas opções de personalização disponíveis na versão free, e o número de pop-ups criados é limitado.
Já utilizamos o plugin aqui na Biz para divulgar campanhas temporárias específicas, como uma promoção ou o lançamento de um novo material.
Para essa finalidade, funcionou muito bem.
5. SumoMe
O plugin SumoMe é uma opção interessante principalmente para quem tem e-commerce, pelas funcionalidades e integrações que oferece.
Ele disponibiliza ferramentas que auxiliam na obtenção de tráfego para o site e ajuda a melhorar a experiência do usuário enquanto navega por ele, utilizando itens como botões de compartilhamento e mapas de calor.
O plano gratuito é limitado a 200 contatos e recursos mais avançados também só estão disponíveis nas versões pagas.
6. Social Chat
Se você quer incluir no seu site um botão para WhatsApp, o melhor plugin WordPress para isso é o Social Chat.
Antes com o nome de “WhatsApp Chat”, a ferramenta facilita a comunicação entre usuário e a sua equipe, já que ela está apenas a um clique de distância.
Do lado negativo, um botão de WhatsApp pode trazer muitos leads desqualificados, além de ser necessário um trabalho manual da sua equipe para atender e armazenar esses contatos, gerando gasto de tempo e de recursos que podem ser solucionados com outros tipos de captação.
7. HubSpot
A HubSpot é uma das maiores, senão a maior, ferramenta de automação de marketing mundialmente.
Com plugin para conectar ao WordPress, ela é uma plataforma robusta que oferece criação de formulários, pop-ups, Landing Pages, além de possibilitar a criação e disparo de e-mails marketing, fluxos de automação e chat.
A ferramenta também oferece muitas possibilidades de armazenamento e análise de dados, além de contar com opção de CRM integrado.