Como aparecer na primeira página Google?

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Depois de entender a importância de marcar presença no mundo digital para ter uma marca de sucesso, o próximo passo é descobrir como aparecer na primeira página do Google. Afinal, fazer uma pesquisa no buscador Google já faz parte da jornada de compra da maioria dos consumidores. Por isso, quem investe em Marketing Digital precisa contar com a otimização de site – SEO.

E, claro, é importante saber como ficar na primeira página do Google porque a estimativa é que poucos internautas chegam a conferir a segunda e, menos ainda, chegam na terceira página em diante. Isso acontece porque os resultados da primeira página do Google são os que respondem as dúvidas dos usuários de forma mais completa. Então, eles não veem necessidade de conferir os demais.

E a otimização de sites envolve diversos fatores. O principal deles é o uso de palavras-chave em todo o site. Além disso, é importante que o projeto seja desenvolvido, ou melhorado, de acordo com os requisitos técnicos do Google. Nesse ponto, a premissa é ter um site responsivo e, a partir daí, seguir as práticas recomendadas pelo próprio Google para a indexação. Isso porque, em comunicado oficial, o Google informou que a partir de março de 2021 apenas sites responsivos seriam indexados nas páginas de pesquisa.

Alinhada aos fatores técnicos, a otimização de sites também conta com conteúdos pensados para responder às dúvidas do público. Isso é o que chamamos de Marketing de Conteúdo. Estratégia que visa atrair o público-alvo através da criação de conteúdos para blog, gerando tráfego orgânico para o site da sua marca.

Esses são apenas alguns pontos quando falamos sobre como aparecer na primeira página do Google grátis. Para saber mais a respeito da estratégia de otimização de sites e como implementá-la, acompanhe esse artigo por completo.

Como aparecer na primeira página do Google?

Nas dúvidas do dia a dia, acabamos recorrendo à uma pesquisa rápida no Google. Clicamos no primeiro link e seguimos para os próximos até encontrar aquele que sana a nossa dúvida. Às vezes, descobrimos serviços ou produtos que podem nos ajudar e realizamos, assim, nossa primeira compra com aquela marca que nos informou. É por isso que diversos gestores se perguntam “como fazer meu site aparecer na primeira página do Google?”, pois já descobriram a importância de estar ali.

E existem algumas formas de fazer isso. Uma delas é o Google Ads, por meio dos anúncios. Mas hoje vamos focar na otimização de sites – SEO, estratégia que atrai tráfego orgânico para sua marca de forma gratuita. Além de agregar autoridade e melhorar seu relacionamento com o cliente.

O que é SEO?

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que em português é “otimização para mecanismos de busca”. É um conjunto de técnicas que visa levar seu site para a primeira página dos buscadores, como o Google.

Sem atender a essas técnicas, é quase impossível chegar à primeira página do Google ou de qualquer outro buscador. Podemos dividir otimização de sites em duas partes: uma é a produção de conteúdos otimizados, com uso de palavras-chave, tanto em blogs quanto nas demais páginas do site. A outra são requisitos técnicos, que devem ser pensados desde a criação de site, e que visam oferecer uma boa experiência ao usuário. Elas atendem aos dois principais critérios do Google para a indexação:

1 – responder as dúvidas do usuários;

2 – oferecer uma boa experiência de navegação.

A seguir, confira, de maneira bastante simplificada, três passos para atender a esses requisitos

1 – Produção de conteúdo

A premissa da produção de conteúdo é a escolha de boas palavras-chave. Para isso, deve-se considerar assuntos de interesse do público-alvo, bem como o volume de busca daquela palavra-chave, especificamente.

Feito isso, o conteúdo deve ser criado tanto para responder às dúvidas dos usuários, quanto para ser interpretado pelo Google. Entre as práticas, podemos citar:

  • Usar as palavras-chave de forma estratégica ao longo do texto;
  • Utilizar títulos e formata-los como H1, H2, H3 etc;
  • Incluir bullet points e negrito para facilitar a leitura do usuário.

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a escolher assuntos e palavras-chave relevantes para o seu público-alvo, atendendo usuários em diferentes etapas do funil de vendas e aumentando as chances da marca de atrair leads qualificados.

2 – Otimizando todas as páginas

Mesmo a produção de conteúdos não se limita à manutenção do blog. É importante incluir palavras-chave em todas as páginas do site. Aquelas que contam a história da marca, falam sobre serviços e até mesmo e-commerce, em que cada produto deve ser otimizado também.

Além disso, existem campos que devem ser preenchidos para melhorar a visão tanto do Google quanto de usuários. Uma delas é a meta descrição, um resumo que é exibido com o link do site no resultado da busca no Google. E isso pode ser feito em todas as páginas do site.

Escolhendo a meta descrição, você tem mais uma ferramenta para convencer o usuário de que seu conteúdo resolverá sua dúvida. Caso contrário, é o Google que escolhe partes aleatórias do texto, que podem ficar sem sentido e/ou desincentivar o usuário a clicar no link.

Assim como o texto, as imagens também são uma forma de se comunicar com os visitantes do site e com o Google! Imagens otimizadas têm chances de aparecer nos resultados do “Google Imagens”. Então, para mostrar ao Google sobre o que é a imagem, nomeie o arquivo de cada uma de forma coerente e utilize a ferramenta de “alt text”.

3 – Checklist técnico sobre como aparecer na primeira página do Google

Como dito anteriormente, fatores técnicos também contribuem para o seu site aparecer na primeira página do Google. Nesse caso, o Google analisa se o usuário terá uma boa experiência.

Uma vez que o Google assumiu a política de indexar apenas sites responsivos, ter um projeto com essa característica se tornou indispensável. Site responsivo é aquele que se adapta a diferentes formatos de tela. Ou seja, eles podem ser acessados a partir de smartphones, tablets ou desktops sem que o usuário tenha dificuldade para ver o conteúdo.

Então, considerando a indexação que prioriza dispositivos móveis, é necessário atender a outras práticas. O Google listou diversos itens, mas podemos destacar:

  • tempo de abertura de página;
  • tempo de resposta após interação no site (clicar no menu, mudar de página, por exemplo);
  • demora de carregamento de qualquer elemento do site: página, imagem, vídeo, animação etc;
  • recursos que atrapalhem o usuário, como pop-ups inconvenientes;
  • qualidade das imagens;
  • compatibilidade de vídeo com dispositivos móveis;
  • qualidade do layout;
  • Segurança SSL e certificado HTTPS;
  • Prática de black hat (macetes de otimização que ferem as diretrizes do Google).

O Google oferece uma plataforma para você avaliar se seu site cumpre todos os requisitos. É o Google Serach Console. Basta colocar o endereço do seu website e verificar o status de indexação. Assim, você entende o que ainda precisa fazer quanto à otimização, melhorando a visibilidade do seu site.

Como aparecer na primeira página do Google: o que você precisa saber

Diferentemente do Google Ads, o SEO é uma estratégia que leva tempo. Por isso, é considerada uma estratégia com resultados a longo prazo. Por outro lado, oferece outros benefícios além do objetivo principal que é aparecer na primeira página do Google. São eles: autoridade de marca e relacionamento com o cliente. Então, a primeira coisa que você precisa saber sobre como aparecer na primeira página do Google através da otimização é que é necessário ter paciência.

Chegar à primeira página do Google exige espera. O buscador precisa reconhecer que seu conteúdo é de qualidade e que sua marca tem expertise suficiente para falar sobre o assunto. Como dito logo no início, o usuário é a prioridade do Google, assim como os clientes são a prioridade da sua marca.

Outro ponto importante que você precisa saber é que a otimização de sites é um trabalho contínuo. É preciso alimentar o blog com frequência e atualizar posts antigos, assim como acompanhar as diversas atualizações do Google em relação ao SEO e fazer upgrades técnicos.

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