Perguntas frequentes: como criar um FAQ para meu site

Perguntas frequentes: como criar um FAQ para meu site

Um FAQ (Frequently Asked Questions) ou Perguntas Frequentes traduzido para o português, é uma importante estratégia para quebrar objeções direcionadas ao seu negócio e, por isso, deve ser tratado como prioridade.

Se você nunca ouviu falar em FAQ e não faz ideia de sua importância ou por onde começar, não se preocupe.

Neste artigo, preparamos um conteúdo incrível que irá te ajudar a compreender o que é FAQ, como criar, e qual o principal objetivo dessa página, vamos lá?

O que é um FAQ?

Antes de compreender o que é um FAQ e como montar o seu, você já parou para imaginar a quantidade de dúvidas em comum que os seus clientes possuem acerca do seu negócio?

Afinal, não importa o quão bem explicado seja um produto ou serviço, é comum uma série de dúvidas surgirem na cabeça dos consumidores, certo?

Pois bem, o objetivo principal ao criar um FAQ é justamente reunir as principais dúvidas em uma única seção do seu site.

Dessa maneira, facilitando e compactando as dúvidas comuns para facilitar a compreensão do maior número de pessoas possíveis.

Através de um FAQ bem estruturado, é possível não só quebrar as objeções relacionados a sua promessa de negócio, mas também, desafogar a sua equipe de suporte.

Além disso, contribui para diminuir o número necessários de demonstração de um produto e até auxilia os compradores a tomarem sozinhos suas decisões de compra.

Incrível, não é?

Qual o objetivo da página de FAQ?

Como explicado no parágrafo anterior, um FAQ será uma seção ou página do seu site destinada as principais dúvidas dos seus clientes.

Dessa maneira, um FAQ funciona como um autoatendimento, onde as principais dúvidas são reunidas e respondidas com uma série de perguntas e respostas.

Portanto, o principal objetivo do FAQ é permitir que seus usuários ou possíveis consumidores encontrem sozinhos respostas para suas dúvidas ou objeções.

Leia também: O que um site deve ter? Confira 11 elementos essenciais

Dicas essenciais para montar um FAQ!

Agora que você já sabe o que é um FAQ, vamos aprender dicas essenciais para montar o seu?

Um importante primeiro passo para montar a sua página de perguntas frequentes:

  • Reúna as perguntas com os temas mais comuns.

Apesar de parecer um pouco óbvio, um primeiro passo que é super importante é que as perguntas frequentes sejam categorizadas de acordo com os temas mais comuns.

Muitas empresas cometem o erro de inserir as perguntas que elas acreditam que são importantes ou até sem nenhuma ordem de importância. Não faça isso!

E por onde iniciar?

Você pode começar questionando sua equipe de atendimento e suporte sobre os principais chamados que são abertos.

Dessa maneira, você terá analisado as dúvidas e questionamentos diretamente com quem mais importa, os seus clientes.

Já se o seu FAQ for voltado para venda do seu produto, é preciso quebrar objeções, uma excelente prática é tentar entender junto ao time comercial os principais atritos identificados na jornada de compra.

  • Crie subcategorias se necessário

Dependendo do nível de complexidade ou organização do seus produtos ou serviços, é importante criar subcategorização das perguntas.

Vamos supor que sua empresa selecionou perguntas como meu pagamento não foi autorizado”, “quais os métodos de pagamento aceitos” ou “quanto tempo demora para compensar o pagamento via boleto”.

Nesse exemplo você poderia criar uma categoria principal chamada “pagamentos”.

  • Escreva respostas claras e objetivas

A maneira como você responde as perguntas selecionadas é fundamental para garantir que o seu cliente compreenda corretamente.

Assim, procure fornecer as informações de maneira clara e objetiva, evite adicionar detalhes desnecessários que possam causar confusão.

  • Garanta que a página seja facilmente encontrada

Do que adianta todo um trabalho da sua equipe em criar uma página de perguntas frequentes se ninguém encontrar essa página?

Portanto é muito importante realizar um trabalho prévio de SEO para garantir que essa página seja encontrada pelos mecanismos de busca.

E também disponibilizar o link na sua home ou diretamente no seu produto.

Você também pode inserir no rodapé dos e-mails direcionado aos clientes.

Qual a diferença entre FAQ e Central de Ajuda?

Apesar da central de ajuda também contribuir para que os seus clientes encontrem sozinhos soluções para os seus problemas, tenha em mente que um FAQ e uma Central de Ajuda são estruturados de maneira distintas.

Enquanto no FAQ você utilizará respostas curtas e claras para que o cliente possa tirar suas dúvidas de forma rápida, na Central de Ajuda você deverá incluir tutoriais e artigos ricos, que irá instruir os clientes em um passo a passo mais completo.

 

Conheça a Biz Ideias

Biz Ideias atua como agência de marketing digital especializada em SEO em Belo Horizonte. Oferecemos gerenciamento de links patrocinados, desenvolvimento de sites, gestão de blog, gestão de redes sociais, identidade visual e todo auxílio no que diz respeito às estratégias de Marketing Digital.

Entre em contato com a equipe da Biz através do WhatsApp.