URL amigável: o que é e por que é importante

Embora muitas pessoas saibam o que é uma URL, algumas ainda não prestam atenção em quão importante pode ser sua estrutura, tanto do ponto de vista do usuário quanto do ponto de vista do posicionamento. Veja o papel que as URLs desempenham no SEO e o que é URL amigável.

O que é um url de página?

Para facilitar a navegação na rede, foi desenhada a estrutura de URLs. É graças a elas que os computadores se comunicam com os servidores e sabemos onde estamos no momento. Assim, a função da URL é simples: esse formato unificado permite o uso eficiente da Internet.

A URL (Uniform Resource Locator) consiste em três partes. Para você entender melhor, vamos pegar o endereço da Biz https://www.bizideias.com.br/

  • https – nome do protocolo
  • upsites– domínio
  • digital– extensão

O Google usa URLs para examinar as páginas em busca de informações. Desse modo, os robôs dos motores de busca vasculham constantemente a Internet em busca de informações relevantes e, se encontrarem algo de valor, acrescentam-no ao seu índice.

Durante cada auditoria de SEO, a correção da indexação de URL é verificada. Para esse robô, cada endereço de URL é uma subpágina diferente, portanto, seu site deve ter tantos URLs quanto as subpáginas reais.

O que são URLs amigáveis?

URLs amigáveis ​​são aquelas que simplesmente “gostam” tanto dos usuários quanto do mecanismo de busca Google. Desse modo, elas são necessárias para que as pessoas que visitam o site possam navegar com mais facilidade na estrutura do site e as posições do seu site sejam cada vez mais altas.

As URLs são um dos elementos que devem ser otimizados como parte do processo de SEO.

Benefícios de URLs amigáveis:

  • Primeiramente, eles informam os usuários e robôs de mecanismos de pesquisa sobre a estrutura do site
  • Permitem que você retorne rapidamente à categoria principal
  • Além disso, são mais fáceis de lembrar pelo usuário da Internet
  • Encorajam os links, ficam bem no conteúdo do site e nas postagens no Facebook
  • Também aumentam o reconhecimento do site na web exibindo claramente o nome de domínio
  • Contêm principalmente palavras-chave, o que ajuda os algoritmos a categorizar o site e considerá-lo valioso
  • Sobretudo, tornam a indexação do site mais fácil. Partes do endereço são ordenadas logicamente, de modo que os bots acessam facilmente as categorias individuais do site

Qual é a aparência de um url amigável?

Esse endereço contém uma sequência de caracteres logicamente relacionados e referências à categoria, ou seja, a subpágina pai, indicando assim ao usuário onde está localizado no site. Elas são mais curtas, fáceis e têm uma aparência melhor nas redes sociais.

Uma URL amigável é de grande importância do ponto de vista de SEO, pois informa aos robôs dos buscadores e os usuários do site sobre sua estrutura.

O que acontece quando você usa URLs hostis?

Um endereço URL hostil não dirá nada específico ao seu internauta e, além disso, não dirá muito sobre o conteúdo de uma determinada página.

No entanto, completamente diferente dos endereços amigáveis, os hostis não facilitam a transição intuitiva e rápida navegação do internauta para uma categoria específica, são difíceis, longas e ninguém se lembrará delas.

Endereços de URL hostis são compartilhados e clicados com menos frequência por usuários da Internet. Mas isso é porque eles têm um efeito negativo sobre as posições na pesquisa do Google. Assim, frequentemente, são tratados como spam. Os robôs os tratam como elos perigosos devido ao seu comprimento e falta de estrutura clara.

Boas práticas para criar URL amigável

Os URLs são considerados um dos fatores de classificação. Portanto, ao otimizar seu site para o motor de busca Google (bem como qualquer outro motor de busca), vale a pena lembrar sobre este elemento.

  • Mantenha a estrutura simples e lógica – o caminho deve ser claro
  • No endereço, informe o conteúdo da página
  • Use palavras-chave – graças a isso, as frases ficarão em negrito nos resultados da pesquisa se responderem à pergunta do usuário
  • Use hifens como separadores – os robôs do Google tratam os traços como separadores. Portanto, não use sublinhados que podem ser ignorados por bots
  • Omita acentuação gráfica– evite acentos em URLs. Pois os navegadores mais antigos têm problemas para exibi-los e os usuários não estão acostumados a digitá-los na barra do navegador
  • Não use letras maiúsculas – o usuário não se lembrará de onde colocar uma letra maiúscula e os rastreadores podem tratar URLs com letras maiúsculas e minúsculas, como dois endereços separados

Se você seguir uma estrutura de URL clara, tanto o usuário quanto o Google estarão mais propensos a examinar sua página.

Cuidado com as datas no URL

Muitos CMSs populares, incluindo WordPress, oferecem a capacidade de criar URLs automaticamente com base em um determinado padrão. Em um desses padrões, coloca-se a data dividida em ano, mês e dia.

Infelizmente, essa solução tem várias desvantagens para URL amigável. Primeiro, ela limita nosso escopo para atualizar a lista. O conteúdo em si pode ser facilmente modificado, mas ao alterar o URL, devemos prestar atenção especial à execução do redirecionamento 301.

Se não alterarmos a data no URL, sugerimos ao usuário que nosso conteúdo está desatualizado apesar das alterações.

Na era do rápido desenvolvimento da tecnologia e da busca por novidades, certas informações tornam-se rapidamente obsoletas, razão pela qual os usuários procuram os artigos mais recentes. Portanto, URLs datadas podem fazer você perder suas posições conquistadas em SERPs ao longo do tempo devido ao comportamento dos usuários que selecionam apenas as URLs mais recentes.

Outra desvantagem dessa solução é a distância das palavras-chave do domínio. O usuário também pode ter problemas para lembrar o url da página de data.

Invista em HTTPS

Esta é a versão criptografada do protocolo HTTP. Por que é um bom investimento? Primeiramente porque o HTTPS permite uma transmissão de dados mais segura. Assim, esta solução é especialmente recomendada para proprietários de lojas online e sites que coletam dados através do envio de um formulário.

Dica: Ter o protocolo HTTPS na URL amigável é um fator de classificação oficialmente confirmado no Google! 😉

E se eu mudar meu endereço para um diferente?

Apesar da estrutura simples, estrutura de endereço correta e política de indexação correta, há situações em que os  URLs mudam. Assim, independentemente da causa da mudança de endereço, na maioria dos casos deve ser redirecionado para o novo equivalente.

Lembre-se de redirecioná-los para um novo endereço usando um redirecionamento com o código apropriado:

  • 302 – em caso de redirecionamento temporário
  • 301 – para redirecionamento permanente

Se você estiver excluindo uma determinada subpágina, também vale a pena redirecionar para outra página com tópicos semelhantes.

Um URL amigável inspira a confiança dos usuários

URLs amigáveis ​​mobilizam as pessoas a clicar em seus sites. Links excessivamente complexos atuam como um desincentivo para os usuários, o que pode reduzir significativamente as chances de um determinado endereço ser compartilhado.

E isso, por sua vez, tem um impacto negativo na posição do site nos resultados da pesquisa, porque quanto mais frequentemente o link que leva a ele for publicado em outros sites valiosos, mais valioso ele se torna aos olhos dos robôs do Google, e isso por sua vez anda de mãos dadas com o posicionamento.

Resumo sobre URL amigável

A otimização dos URLs para os mecanismos de pesquisas ajuda você a alcançar as posições dos seus sonhos. Um endereço devidamente preparado deve ser o mais curto, legível possível e conter palavras-chave relevantes para um determinado artigo, produto ou categoria.

Os benefícios que você obterá de URLs amigáveis ​​podem não ser espetaculares, mas a otimização de links certamente ajudará a aumentar a disponibilidade de seu site para robôs e usuários de internet.

Você ainda tem alguma dúvida sobre URL amigável? Mantenha-se atualizado com a nossa equipe.

Conheça a Biz Ideias

Biz Ideias atua como agência de marketing digital especializada em SEO em Belo Horizonte. Oferecemos gerenciamento de links patrocinados, desenvolvimento de sites, gestão de blog, gestão de redes sociais, identidade visual e todo auxílio no que diz respeito às estratégias de Marketing Digital.

Entre em contato com a equipe da Biz através do WhatsApp.