WordPress: 6 motivos para criar o seu site na plataforma

O WordPress é um software open source que suporta a criação de sites de forma gratuita ou premium – esta, por sua vez, oferece alguns benefícios como a possibilidade de monetização.

Embora o WordPress tenha começado como uma ferramenta de blog, evoluiu ao longo dos anos para um poderoso construtor de sites e um robusto sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Uma das vantagens do WP é que ele é fácil de usar e flexível o suficiente para criar diferentes tipos de sites, ou seja: é personalizável para atender à sua necessidade.

Essa é a principal razão pela qual o WordPress cresceu tanto em popularidade. De acordo com a W3 Techs, 42,2% dos sites são feitos com o WordPress.

A credibilidade do WP é sustentada também pelas gigantes que o utilizam: Time Magazine, The New Yorker, Sony, Disney, Target, The New York Times, dentre muitos outros.

Se você ainda não está convencido que o WP é a melhor ferramenta para criar seu site, confira 6 motivos para adotar a plataforma!

1. WordPress é otimizado para SEO

“Quem não é visto, não é lembrado!”. Essa máxima se aplica aos websites e aos negócios que querem criar autoridade e presença na internet.

Para isso, é necessário que seu site seja “encontrável” em mecanismos de buscas, o Google, que continua sendo massivamente a ferramenta mais utilizada.

No entanto, para que os conteúdos de um site fiquem bem ranqueados ao se fazer uma busca, é preciso que sejam otimizados para SEO (Search Engine Optimization) – e o WP é!

WordPress atende um código de alta qualidade de conformidade padrão e produz marcação semântica. Ou seja: isso faz com que o Google e outros mecanismos de pesquisa amem o WordPress.

É por isso que os sites WordPress tendem a ter uma classificação mais elevada do que outros nos motores de busca.

Até mesmo no design o WP é muito amigável com o SEO. Você também pode usar os plugins do WordPress de SEO para otimizar ainda mais seu site. 

Leia mais: Neste post explicamos de forma mais detalhada o o que é SEO e sua importância!

6 Motivos para criar seu site no WordPress

2. WordPress é personalizável

Uma grande parte das pessoas que usam o WordPress não são designers da web nem programadores. Na verdade, a maioria das pessoas começa a usar o WordPress sem nenhum conhecimento prévio de design de sites.

Para quem não entende de tecnologia, o WordPress é a solução perfeita porque existem milhares de modelos (WordPress themes) de sites gratuitos à sua escolha. 

Os temas do WordPress são fáceis de personalizar porque muitos deles vêm com seu próprio painel de opções, permitindo que você altere as cores, carregue o logotipo, altere o plano de fundo e personalize de acordo com as suas necessidades sem precisar se preocupar com códigos.

3. Tem versão gratuita

WordPress é um software livre. Isso significa que você é livre para baixar, instalar, usar e modificar para atender às suas necessidades. 

Você também pode usá-lo para criar qualquer tipo de site. 

Embora o software WordPress em si seja gratuito, você precisa de um nome de domínio e hospedagem na web para instalá-lo.

Um nome de domínio é o endereço do seu site na internet. Isso é o que seus usuários digitam na barra de endereços do navegador para acessar seu site.

A hospedagem na Web é a casa do seu site, onde todos os arquivos do seu site são armazenados.

Desse modo, o WP oferece diferentes planos, que atendem desde os principiantes aos usuários profissionais.

4. Segurança total

O WordPress foi desenvolvido com a segurança em mente e é considerado uma plataforma muito segura para se administrar um site.

No entanto, existem intrusos por aí que querem colocar as mãos no máximo de sites que puderem. Para proteger o seu site WordPress, existem algumas coisas simples que você pode fazer para torná-lo ainda mais seguro.

O WP se preocupa com a segurança e dedica fortes investimentos nesse quesito, atualizando sempre seus módulos e padrões de proteção.

5. Suporta diferentes tipos de mídia

O WordPress não se limita apenas a escrever texto. Ele vem com um uploader de mídia integrado, de modo que você pode inserir arquivos como imagens, áudio e vídeo – o que permite enriquecer o seu conteúdo e, de quebra, melhora o SEO da página.

O WordPress suporta sites habilitados para oEmbed, o que significa que você pode incorporar vídeos do YouTube, fotos do Instagram, tweets e áudio do Soundcloud apenas copiando e colando a URL no editor.

6. Usabilidade simples e fácil

Usar WordPress é muito fácil, mesmo se você nunca tenha lidado com um CMS, isso faz com que seja uma ótima opção também para os iniciantes.

Para começar, tudo o que você precisa fazer é selecionar um tema, talvez instalar um plugin ou dois e, em seguida, pular direto para a criação de páginas e outros conteúdos.

Leia mais: 8 plugins do wordpress essenciais para quem produz conteúdo

Depois de pegar o jeito, você pode começar a implementar funcionalidades mais avançadas para obter controle total sobre a aparência do seu site, como explicamos nos tópicos acima.

Mesmo para desenvolvedores experientes, o WordPress tem muito a oferecer, pois fornece uma base na qual você pode iterar mais rapidamente, o que é muito mais eficiente e prático do que construir um site do zero.

Para um excelente trabalho em experiência do usuário para o site da sua empresa, contrate uma agência de marketing digital com experiência.

Conheça a Biz Ideias

Biz Ideias atua como agência de marketing digital especializada em SEO em Belo Horizonte. Oferecemos gerenciamento de links patrocinados, desenvolvimento de sites, gestão de blog, gestão de redes sociais, identidade visual e todo auxílio no que diz respeito às estratégias de Marketing Digital.

Entre em contato com a equipe da Biz através do WhatsApp.